Google+ BROliveiraDIY: Receitas típicas da Moita

quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Receitas típicas da Moita

Considero-me uma pessoa com gosto variado, no que concerne a comida, e adoro pratos típicos. Assim deixo as receitas mais tradicionais da Moita, e que tenho experimentado ao longo da vida. Vale a pena experimentar.



Farrafuza
Um prato à base de legumes que se produzem no campo, como os tomates, cebolas, batatas, etc...
A "Farrafuza" é um prato ainda hoje muito apreciado, cuja receita foi passando de geração em geração e que, por isso mesmo, é confeccionado da seguinte maneira:

Ingredientes:
2 dl azeite
- 2 cebolas
- 2 dentes de alho
- ½ kg de tomate
- Ovos
- Sal - q.b.
- Pimenta - q.b.

Modo de Preparação:
Leva-se ao lume uma frigideira grande com as cebolas cortadas às rodelas e o azeite até a cebola ficar translúcida. Juntam-se então os alhos picados. Pelam-se os tomates e tiram-se as pevides, cortam-se aos bocados e juntam-se à cebolada. Depois de tudo cozido, colocam-se os ovos a escalfar, por cima da tomatada. Acompanha-se com batatas cozidas.

Lamejinhas com Cebola


As lambujinhas, também conhecidas por lamejinhas, são dos bivalves mais abundantes no Estuário do Tejo.
 Entre as várias maneiras de cozinhar este petisco, recomendo esta:

Ingredientes:
1kg de lambujinhas
2 cebolas
2 dentes de alho
1 molho de coentros
Azeite - q.b.
Margarina - q.b.
Sal - q.b.
1 limão

Modo de Preparação:
Coloque as lambujinhas de molho em água salgada durante 48 horas para largarem a areia. Lavam-se, depois, em várias águas. Num tacho, disponha as cebolas às rodelas finas, junte o azeite, os dentes de alho pisados e os coentros picados. Junte as lambujinhas e tape o tacho. Vai ao lume até as lambujinhas abrirem todas. Servem-se quentes, regadas com sumo de limão.


Sopa Caramela



A sopa era confeccionada com toucinho salgado e enchidos, hortaliça ou batatas e uns "bagos" de massa. A "Sopa Caramela" tendo sido enriquecida, ao longo dos tempos, com a introdução de mais variedades de carne de porco (orelha, entrecosto, carne magra, toucinho, chouriço de sangue e de carne) e vegetais.

Modo de Preparação:
Coze-se feijão encarnado ou catarino com uma cebola inteira, carne de porco, em pedaços grandes, e enchidos. Miga-se repolho, couve, cenouras, batatas e nabo. Quando a carne e enchidos estiverem bem cozidos, retiram-se para um prato. Junta-se a hortaliça, cenouras, batatas e nabo bem picadinho e miudinho. Quando os legumes estiverem quase cozidos, junta-se massa (cotovelinhos) e um pouco de azeite. Depois de tudo cozido, deixa-se apurar, retira-se ou esmaga-se a cebola e verifica-se o tempero. Serve-se a sopa numa terrina e acompanha-se com as carnes cortadas em pedaços pequenos numa travessa.



Nota: Estas receitas foram conseguidas através do site da Camara da Moita, preparadas e consumidas na minha casa e alguns restaurantes da zona.

Sem comentários: