Google+ BROliveiraDIY: Alguém quer um queque?

segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Alguém quer um queque?

Fim de semana em casa e a chover torrencialmente? Sem poder sair de casa? Não há problema, fazemos um bolo... ou vários.

Pois bem, isso de ficarmos em casa num dia de chuva sabe bem e tal, é verdade ... mas para quem não tem miúdos! Ou miúdas, no meu caso. Nunca se consegue um minuto de sopas e descanso. Solução?!?! Fazer bolos (também há as pinturas e maquilhagem mas não vou mostrar os resultados aqui, sob pena de ser banido pelo blogger...). Então para fazermos uma pratada destas ...



Precisamos de uma grande dose de paciência (- Ó pai, posso lamber o chocolate da colher? -Não! -Ó mãe, posso lamber o chocolate da colher? -Não! - Fogo, não me deixam fazer nada!!!!), tempo, alguns ingredientes e, claro, a receita.

Receita:
- 100 gr de margarina;
- 3 ovos;
- 200 gr de açúcar;
- 3 chávenas de chá com leite;
- 2 chávenas de chá com cacau;
- 175 gr de farinha;
- 1 colher de sopa fermento;
- 1 colher de café de sal fino;
- gotas de baunilha qb;
- açúcar em pó;
- confetis de açúcar.

Misturar bem o açúcar com a margarina derretida. Sem parar de bater, juntar os ovos 1 a 1 . Quando tudo estiver bem misturado (batido) adicionar o leite, a farinha misturada com o fermento, o cacau e o sal fino. Mexer muito bem e deixe repousar durante 10 minutos. Unte bem as formas com margarina e farinha (nós usamos azeite, pois tem menos gordura e, logo, mais saudável).  




Depois de untadas as formas, vamos encher as formas com a massa dos queques e enfeitamos com confetis coloridos de açúcar. Em seguida, vai para o forno pré-aquecido a 225º, por 15 minutos



Após os 15 minutos, retiramos os bolos para desenformar e acabar de enfeitar. Ainda quentes, polvilhar com o açúcar em pó para dar um aspecto guloso e ficamos com este resultado maravilhoso (mas só dá para ter a certeza do sabor depois de comer uns 5!!!).



Até à próxima.


Sem comentários: