Google+ BROliveiraDIY: Problemas com lagartas nas suas couves?

quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Problemas com lagartas nas suas couves?

As suas couves têm lagartas? Estão esburacadas e comidas por esta praga de insectos?


 


Se quer manter a sua horta protegida de pesticidas químicos, então deixo aqui umas alternativas bem mais económicas e caseiras.

Por um lado temos o macerado de urtigas, simples e eficaz. As nossas "amigas" lagartas não gostam do cheiro pestilento (sim é assim tão mau) que abandonam as couves. Esta solução também serve contra ácaros e pulgões e ainda como fertilizante, pois é rica em azoto.
 Para preparar o macerado, basta um garrafão de 5 lts e cerca de 500 gr de urtigas acabadas de colher! Assim, inserimos as urtigas dentro do garrafão (tem de ser uma a uma pois a entrada do garrafão é pequena) e vamos cobrir as urtigas com água. Mexer muito bem e deixar repousar 24 a 48 horas. Depois é só aplicar com um borrifador. Para as pragas use a solução pura mas como fertilizante dilua e 20% de água.

Atenção que devemos usar luvas, pois as urtigas causam irritação na pele. 

Outra solução contra as malfadadas lagartas é a farinha pois ao comerem a farinha, as lagartas ficam inchadas e morrem. Assim, a farinha serve como controle de pragas e para tal basta aplicar farinha branca (da mais barata) nas folhas do repolho. O melhor momento para fazer isso é logo após uma chuva ou durante a manhã, quando ainda há vestígios de orvalho, para que a farinha se cole às folhas e crie uma camada fina protectora.

Aproveite estas dicas e veja outras neste blog sobre agricultura.

Até à próxima!
Enviar um comentário