Google+ BROliveiraDIY: Como plantar 45 kg de batatas em menos de 1mt2

sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Como plantar 45 kg de batatas em menos de 1mt2

Tem pouco espaço na sua casa e mesmo assim quer ter umas batatas plantadas por si?

Em muitas ocasiões, somos tentados a semear as nossas próprias batatas. Precisam de pouca manutenção, podem ser cultivadas em vaso ou na terra, duram muito tempo (se armazenadas adequadamente) e são muito nutritivas (ricas em potássio e vitamina C). 
Aqui está outro incentivo: de acordo com este artigo do Seatle Times, você pode obter cerca de 45 kg de batatas num metro quadrado... 

Como fazemos isto? É simples, basta construir uma caixa com cerca de 1 metro quadrado, plantar as batatas dentro da caixa e ir acompanhando o crescimento da planta da batata, ou seja, deixamos a planta crescer uns 10/15 cm e cobrimos com terra até 1/3 do pé (não esquecer de colocar mais tábuas para suster a terra nova), mas atenção que nunca devemos cobrir a planta na totalidade e regar abundantemente para que a água chegue ao fundo da dita caixa .

Lista do material necessário:
- 4 ripas de 7*7 cm com 1 mt de altura;
- 20 tábuas de 5* 20cm e 1 mt de comprimento;
- Parafusos;
- Batatas de semente;
- Solo.

Aparafuse 4 tábuas às ripas de 7*7 cm e coloque em cima de uma malha para podes escoar a água e não a terra. Cubra o fundo com solo.

Deve plantar as batatas no inicio de abril para que ao fim de aproximadamente de três meses possa colher as suas batatas.

Depois de plantar, deixe crescer as plantas das batatas cerca de 10/15 cm e cubra 1/3 do pé das plantas com mais terra e coloque mais fila de tábuas para cobrir e suportar o solo que foi posto.



Deve acompanhar o crescimento das plantas para ir cobrindo com terra e repita o mesmo passo até atingir o topo da caixa.

   


Finalmente, quando as plantas chegarem ao topo da caixa podemos colher as nossas batatas (não se esqueça de colher só depois de 3 meses)...





Fontes:
http://seattletimes.com/html/homegarden/2002347126_potatoes25.html
http://www.apartmenttherapy.com/how-to-grow-100-pounds-of-potatoes-in-4-square-feet-81760

Sem comentários: