Google+ BROliveiraDIY: Como Plantar Alfaces em Vasos

quinta-feira, 25 de junho de 2015

Como Plantar Alfaces em Vasos


Muitas pessoas gostariam de ter umas alfaces frescas disponíveis, ou à mão de semear, mas não tem espaço para as cultivar. Mas na realidade, não é preciso muito espaço, basta uma janela e um vaso (de preferência mais) de 20 cm de diâmetro.  Mas existem alguns cuidados, não muitos, a ter com a alface, tais como a exposição solar e a rega.

                                                

1-Local:
Antes de começar a plantar as alfaces, deve escolher um local onde o vaso receba luz solar, no mínimo, 5 horas por dia de sol directo e os vasos devem ficar expostos em locais arejados proporcionando  um ambiente adequado a um crescimento saudável.


2-Plantar:
O primeiro passo será encontrar o vaso ideal para plantar as alfaces, que pode ser de plástico, devendo ter um palmo de profundidade e largura suficiente para o desenvolvimento das alfaces. A primavera será a altura ideal para plantar alfaces, podendo recorrer a sementes ou a pequenas alfaces, de folha ainda jovem e fresca. A alface necessita de um solo rico em húmus, húmido e ligeiramente alcalino, sendo essencial assegurar a drenagem, através de orifícios no vaso, para que as alfaces não apodreçam com a irrigação. Uma boa forma de auxiliar a drenagem, será cobrir o fundo do vaso com areia ou argila.

3-Rega:
A rega das alfaces irá depender da temperatura do local onde estas se encontram. O ideal será regar dia sim, dia não, para que possa perceber se a planta tem necessidade de mais água. No caso de notar que as folhas ficam ligeiramente murchas, significa que necessita de aumentar a frequência da rega.

4-Manutenção:
Ainda que o cultivo de alfaces requeira pouca manutenção, será boa ideia enriquecer o solo com matéria orgânica, assegurando sempre uma boa drenagem. Para que as alfaces nasçam de forma saudável e equilibrada, aposte em adubo caseiro, feito de matéria orgânica.

5-Colheita:
O ciclo médio das alfaces situa-se entre os 60 e os 90 dias, dependendo do tipo de alface e da estação do ano. Para saber quando colher as suas alfaces, basta reparar nas folhas, que deverão estar grandes e volumosas. A colheita terá de ser feita na íntegra, removendo a planta toda, desde a raiz.












Saboreie as suas alfaces caseiras e disfrute. Acredite que o sabor é totalmente diferente das alfaces de compra, mas esse tema fica para outro post...

Até à próxima!
Enviar um comentário