Google+ BROliveiraDIY: Como fazer uma fita sementes

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Como fazer uma fita sementes

Todos os agricultores gostam de ver a sua horta organizada, bem estruturada e direitinha. Existem muitos métodos para organizar a horta
Pode fazer a sua própria fita de semente. É uma alternativa mais barata e de acesso. É um pouco complicado encontrar deste tipo de fitas à venda no nosso país e as que se encontram não são lá muito baratas.

As fitas ou tapetes de sementes ajudam a manter as hortas e os jardins organizados e as plantas espaçadas de uma forma uniforme.

O melhor de tudo, é barato e simples fazer.

Perfeitos para pequenas sementes, como rabanetes e cenouraservas e sementes de hortaliças entre muitas outras, a elaboração das fitas e dos tapetes facilita as tarefas de jardinagem. 
mantêm as plantas espaçadas correctamente, em linhas rectas, ou fazendo desenhos no caso de flores, ajudando a poupar tempo e trabalho quer na hora da sementeira, quer na hora do desbaste ou monda e ainda se poupam muitas sementes.

MATERIAIS
1/4 Copo de farinha
2 Colheres de sopa de água quente
Tesoura
Toalhas de papel, papel higiénico, rolo de cozinha, jornal, etc.
Régua
Lápis
Pincel pequeno
Sementes
Saco ou recipiente hermético

Nota :  Evite usar papeis com muitas tintas, pois os corantes  podem afectar a germinação das sementes.

Como Fazer:
Num copo pequeno, misture a farinha e a água até formar uma pasta grossa.  Vá corrigindo as quantidades para ter uma consistência nem muito líquida nem muito grossa.

Corte tiras, faça tiras largas ou use papel higiénico, se se tratar de um tapete arranje o papel de acordo com o tamanho de tapete desejado.

Com a ajuda de um lápis e de uma régua marque os pontos na faixa - tira ou tapete de acordo com as instruções de espaçamento que vêm no  do pacote das sementes. Deite pequenas gotas da massa de farinha num dos lados do papel em cada ponto previamente marcado.




Colocar as sementes em cima da pasta, em seguida, dobrar a outra metade do por cima das sementes.



     


Deixe secar a fita completamente e enrole num rolo do papel. Se for o caso ode semear ou então guardar. se colocar a sua fita ou tapete numa caixa hermética ou saco, não se esqueça de colocar a data e o tipo de sementes.As fitas ou tapetes de sementes feitas em casa podem ser armazenados num recipiente hermético até cerca de um ano.




Para plantar: Coloque a tira ou tapete na superfície da terra previamente preparada, ou cave um pequeno sulco na terra e cubra a tira com a quantidade de terra aconselhada nas instruções do pacote de sementes.  Regar suavemente com água, para manter o solo humedecido e espere que as suas sementes germinem.

Enviar um comentário